Registrar reclamações na Anatel: Como fazer?

Infelizmente, é difícil encontrar pessoas que nunca tiveram problemas com operadoras de telefonia, seja de serviço móvel ou fixo. O atendimento ainda está em grande processo de evolução por parte das operadoras, para que seja possível encontrar a melhor forma de prestar um atendimento adequado para seus clientes e com isso temos um número muito grande de reclamações na Anatel.

Após várias tentativas de tentar resolver o problema com a operadora, a única alternativa que sobra é entrar em contato com órgão regulador e realizar a reclamação, para que seu problema possa ser priorizado e finalmente ser resolvido. 

reclamações na Anatel

As operadoras possuem um SLA preestabelecido para que a Anatel receba o retorno das reclamações. Esse processo envolve o contato com o cliente por parte da operadora, dentro desse prazo, para que seja possível encontrar a melhor solução que atenda a necessidade do cliente.

A Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações é o órgão responsável pela regulamentação dos serviços prestados pelas operadoras de telefonia no Brasil. Por isso, qualquer problema que o consumidor tenha que a operadora não esteja resolvendo, o caminho para a reclamação formal junto ao órgão.

Caso ainda tenha dúvidas sobre planos de internet e telefone, acesse o comparaplano.com.br e descubra qual o melhor plano para você!

Informações importantes antes de reclamar na Anatel!

Realizar reclamações na Anatel é importante para que o problema seja resolvido, mas existem alguns passos que são importantes para que seu problema seja realizado da melhor forma possível, sem mais atrasos.

reclamações na Anatel

Antes de realizar sua reclamação junto à Anatel, entre em contato com o atendimento da sua operadora (confira os canais abaixo), encontre a opção que melhor se encaixa dentro da sua necessidade e em seguida, solicite atendimento por parte de um consultor.

Ao iniciar o atendimento com um consultor, anote algumas informações:

  • Data/hora da ligação;
  • Nome do atendente;
  • Protocolo inicial de atendimento;
  • Protocolo de registro da solicitação;
  • Tempo da duração da chamada.

Caso sua ligação caia, e você tenha que fazer uma nova ligação, anote novamente todas as informações e inclua na nota anterior que sua ligação caiu e não teve retorno. Apenas se o seu problema não foi resolvido ou não teve uma solução plausível, que você deve iniciar com sua reclamação junto à Anatel.

Canais de atendimento por operadora

  • Vivo – Atendimento:
Atendimento para telefones fixos: 103 15
Atendimento a partir de telefones móveis vivo: *8486
De qualquer telefone: 105 8
  • Claro – Atendimento:
Atendimento e reclamações: 105 2
  • TIM – Atendimento:
Atendimento para telefones fixos: 105 6
Atendimento a partir de telefones móveis Tim: *144
  • Oi – Atendimento:
Atendimento para telefones fixos: 103 31
Atendimento a partir de telefones móveis Oi: *144 ou 105 7
Canal de atendimento via Whatsapp: (31) 3131-3131
  • Nextel – Atendimento:
Atendimento para telefones fixos: 105 0
Atendimento a partir de telefones móveis vivo: *610 ou *611

Como registrar uma reclamação na Anatel?

É possível realizar reclamações na Anatel de algumas formas. Vamos mostrar as principais formas para que você possa realizar da maneira mais prática.

Reclamações na Anatel – Via telefone

É possível realizar a reclamação junto ao órgão regulador por telefone, entrando em contato com o número 1331, nos dias úteis (seg à sex), a partir das 8h até às 20h. No momento em que o atendente realizar o atendimento, informe que deseja registrar uma reclamação e em seguida, informe o número do protocolo de atendimento que fez com a sua operadora.

Importante comentar que se houve várias tentativas de resolução do problema com a operadora, passe todos os protocolos para o atendimento da Anatel, para que tudo fique registrado. Forneça o maior número de detalhes possíveis para que seja possível um atendimento mais complexo e uma priorização adequada do seu problema.

Para pessoas com deficiência auditiva, é possível realizar uma videochamada diretamente para a central de atendimento da Anatel, ligando para o número 1332. Dessa forma, é possível explicar toda a situação para o órgão responsável.

Reclamações na Anatel – Via Internet

Acessando o site da Anatel, você precisa criar um login e uma senha, para que em seguida, seja possível registrar sua reclamação. Pode ser a qualquer hora e a qualquer dia, mesmo que seja fora do expediente que foi citado anteriormente.

Para registrar reclamações na Anatel utilizando o site, é preciso informar o CPF e a senha, que foi cadastrado anteriormente. Com o login feito, clique em Fale Conosco e em seguida, Registrar Reclamação. 

Nesse momento, você precisa descrever toda a situação que ocorreu e informar o protocolo de atendimento junto à operadora, se houver mais de um, registre cada um dos protocolos com sua data/hora e demais dados necessários.

Ainda existem outras duas formas de registrar reclamações na Anatel, que podem ser feitas através do aplicativo Anatel Consumidor, onde você também consegue realizar sua reclamação, de uma forma bem semelhante ao site. 

E pelo atendimento presencial, em dias úteis, de 8h até às 18h, é necessário verificar qual a sala do cidadão da sua cidade, no site da Anatel em Canais de Atendimento, você encontra todos os endereços disponíveis.

Published by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *